Vantagens e desvantagens de investir em Fiagro


Vantagens e desvantagens de investir em Fiagro

Se antes era difícil e arriscado investir na área agrícola, por meio de participação em empresas ou até na compra de terras, agora, por meio dos Fiagro, as coisas ficaram mais simples e menos burocráticas, justamente por se tratar de um produto que representa mais uma opção de investimento no agronegócio brasileiro e aumenta o desenvolvimento de um dos setores mais produtivos do país.

 

A primeira grande vantagem certamente está na possibilidade de aplicar recursos no agronegócio brasileiro, sendo que já existem produtos agrícolas que são negociados em bolsa, como é o caso do milho, soja, café, carnes e demais itens.

As commodities contam com a proteção extra do mercado futuro da bolsa de valores, a B3. Isso quer dizer que a produção das fazendas pode ter maior garantia contra o controle de preços internacionais.

 

Os Fiagro são isentos do Imposto de Renda sobre os dividendos distribuídos aos investidores, mas é importante lembrar que o investidor terá de pagar imposto caso faça a venda de uma cota que se valorizou.

 

Outra vantagem para o investidor é o preço médio do ticker do Fiagro. As cotas dos fundos são negociadas a valores acessíveis.

 

Uma desvantagem, pode estar vinculada à sazonalidade do setor. Diferente de outras áreas e negócios, a agricultura possui determinados períodos para realizar o plantio e a safra. Comparado a outros investimentos, os Fiagro’s podem acabar gerando mais volatilidade, pois questões como clima, preços das commodities e até a variação do dólar também influenciam no negócio.

 

O Fiagro pode ser uma opção mais atraente que alguns fundos de renda fixa, embora seja também mais arriscada. Pode também ser considerado uma boa alternativa para investidores estrangeiros entrarem no agronegócio brasileiro, ajudando a impulsionar o setor.

 

Por ser uma alternativa que surgiu recentemente, não há ainda um histórico robusto sobre os ganhos auferidos com o tempo, mas trará um avanço para a agroindústria nacional, visto que vai aumentar a segurança e flexibilidade para os investidores.

 

Pesquisar