Conhecido como Bacen, o Banco Central do Brasil é um dos órgãos mais importantes para ditar os rumos do sistema financeiro.
Ele funciona como uma autarquia autônoma que atua de maneira independente e possui muitas atribuições, que vão desde a emissão das moedas até o estabelecimento das políticas monetárias que serão aplicadas no país.
Isso significa que, por lei, não deve estar subordinado a um dos poderes e precisa ter carta branca para aplicar políticas que visem garantir a estabilidade econômica do país.
Sua atuação inclui diversas funções, inclusive, autorizar e fiscalizar o funcionamento de outras instituições financeiras e estabelecer regras para os bancos comerciais com o intuito de garantir a segurança dos clientes e a estabilidade econômica de maneira geral.
Além de proteger os cidadãos de práticas abusivas, a fiscalização tem por objetivo garantir uma concorrência justa entre as empresas do mercado.
Bancos, financeiras e corretoras de valores precisam estar devidamente registradas e autorizadas pela instituição, que também se encarrega de fiscalizar a sua atuação.