O Certificado de Recebíveis do Agronegócio, mais conhecido como CRA, é um título de renda fixa que representa a promessa de um pagamento futuro referente ao setor do agronegócio. O principal foco desse investimento é financiar o agronegócio e suas vertentes no Brasil.
Emitido unicamente por empresas securitizadoras, o CRA pretende financiar qualquer tipo de atividade ligada ao setor agrícola, sendo isentos de imposto de renda e IOF para pessoas físicas, o que torna um grande atrativo para muitos investidores. É visto atualmente como alternativa de investimento, pois sua rentabilidade chega a ser um pouco maior quando comparada a outros investimentos de renda fixa, como, por exemplo, o tesouro direto.
Assim como o CRI, os Certificados de Recebíveis do Agronegócio (CRA) não tem cobertura FGC. A remuneração do CRA pode ser:
• Pré-fixada: permite que o investidor saiba exatamente qual será o rendimento do valor investido na data final estipulada em contrato.
• Pós-fixada: nessa modalidade, o investidor tem uma previsão de quanto irá receber, mas a rentabilidade é atrelada a um índice econômico, como o CDI, IPCA ou até mesmo dólar.
Mesmo com os seus riscos, o CRA pode ser uma boa opção dependendo do seu perfil de investidor, por isso, tenha certeza de analisar todos os prós e contras para conseguir maior segurança em suas escolhas.