O Tesouro Direto IPCA+ é um título público do governo federal, em que parte da sua taxa de rendimento acompanha a inflação, enquanto a outra parcela é composta por uma taxa fixa. Ele tem investimento inicial de pouco mais de R$ 30,00 e diferentes datas de vencimento, que podem se encaixar em vários objetivos.
Em tese, os títulos do Tesouro Direto são investimentos de renda fixa. Nesta categoria, é possível saber, com antecedência, qual será a rentabilidade da sua aplicação e além disso, este também, têm liquidez diária, ou seja, pode ser resgatados a qualquer momento, e por isso é uma boa opção para a reserva de emergência.
O Tesouro IPCA+ nada mais é que um título híbrido, sendo parte da remuneração pós-fixada, pois acompanha a variação do IPCA durante o período de investimento, e a outra é prefixada. Ou seja, é composta por uma taxa fixa, que na sigla é representada pelo símbolo “+”.
O grande diferencial do Tesouro IPCA+ é que ele permite que o investidor mantenha sua rentabilidade real e o poder de compra ao longo do tempo ou seja, acima da inflação. Por isso, é considerado ideal para investimentos de longo e médio prazos.