As letras de crédito imobiliário e do agronegócio (LCI e LCA) se tornaram muito conhecidas nos últimos anos, principalmente por oferecerem um benefício fiscal muito importante: são isentas de imposto de renda.
Buscar alternativas de investimento mais rentáveis e também seguras, é sempre o maior objetivo de qualquer investidor, e as LCIs e LCAs podem ser instrumentos interessantes para fazer esse tipo de movimento no mercado, principalmente para quem gosta de papéis de crédito bancário e está buscando por oportunidades na renda fixa.
Como as letras envolvem a exposição ao risco de crédito de uma instituição financeira, ao contrário dos títulos públicos, a remuneração tende a ser mais alta.
Para investir, é preciso escolher bem um banco ou corretora autorizada, de sua confiança, antes de qualquer outro passo. Os bancos geralmente vendem letras de crédito emitidas pela própria instituição, e muitas corretoras distribuem LCIs e LCAs de vários bancos.
É importante pesquisar também o tipo de título a ser adquirido, pois, existem títulos pré-fixados e pós-fixados. É comum a exigência de um valor mínimo de aplicação, que varia bastante segundo o nível de risco e o potencial de retorno de cada opção. Mesmo assim, as corretoras costumam oferecer produtos com valores iniciais menores.
Uma dica importante para garantir mais segurança é se limitar a R$250 mil de investimento, por cpf ou cnpj, em cada instituição financeira ou conglomerado financeiro. Sugerimos que ao fazer seu investimento, confira essa regra.