O que é ETF?


O que é ETF?

Os fundos de índices negociados em bolsa podem ser uma boa opção para quem busca diversificação de um jeito mais simples.

 

ETF vem da sigla em inglês para Exchange Traded Fund, traduzido para o português como fundo negociado em bolsa. Este fundo de investimento tem como referência algum índice da bolsa de valores, podendo ser o Ibovespa ou o Índice Brasil, por exemplo.

 

Os ETFs são um combinado de ações, com um desempenho baseado em um índice que reúne os papéis mais negociados da B3. Existem tanto ETFs que seguem índices de ações quanto ETFs de Renda Fixa para perfis mais conservadores.

 

Um ETF é composto basicamente por uma série de ativos financeiros, administrados por uma gestora especializada, que tem como investidores um grupo de pessoas. Para investir no fundo, cada pessoa compra uma cota de participação, com seu valor variando de acordo com o produto. Sendo assim, ao invés de fazer o investimento diretamente, o investidor paga para ter uma cota de um fundo administrado por uma gestora.

 

Por estar atrelado a algum índice de referência, o ETF é composto de uma forma que consiga acompanhar o indicador. Um fundo referenciado no Ibovespa, por exemplo, deve ser composto pelas mesmas ações do índice e nas mesmas proporções.

 

É importante ressaltar que as ETFs são investimentos de risco. Os fundos de índice podem ter valorização ou desvalorização diariamente e não há como prever exatamente quais serão seus ganhos ou perdas, por conta da volatilidade do mercado.

 

Pesquisar