Uma Debênture pode ser definida como um título de dívida emitido por uma ou mais empresas que oferecem direito de crédito ao investidor. É basicamente um empréstimo feito para ajudar as companhias a realizarem seus planos.
Por serem valores mobiliários que representam a dívida de médio ou longo prazo da companhia, quem detém o título assegura o direito de crédito que deve ser pago pela empresa emissora.
Sendo assim, o investidor é remunerado com juros, que podem ser prefixados, pós-fixados ou híbridos. Como as empresas recebem um empréstimo, elas podem chegar a pagar juros maiores do que instituições financeiras, mas os riscos são considerados superiores, já que não há proteção do Fundo Garantidor de Crédito.
Existe também um limite de R$1 milhão por CPF ou CNPJ, que engloba todos os pagamentos que podem ser solicitados, atrelados a diferentes instituições financeiras, sendo recomposto a cada 4 anos.
Para quem está buscando investimentos com retornos interessantes comparados a outros produtos de renda fixa, essa pode ser uma boa opção. Ela pode ampliar as opções de renda fixa disponíveis no mercado, mas é importante ficar atento à solidez da companhia, pois o título não conta com a proteção do FGC.