Em investimento o Rating pode ser definido como uma classificação de risco de crédito emitido por uma empresa especializada, com base em metodologia própria, objetivando definir a real capacidade de uma empresa ou governo de cumprir com as suas obrigações financeiras.
Os ratings podem ser corporativos ou de emissão: Nos ratings corporativos a análise se concentra a empresa emissora da dívida, ou seja, é avaliado o risco de determinada empresa em não honrar seus compromissos. Já o rating de emissão, está relacionado ao risco de a empresa devedora não honrar o pagamento de determinada dívida específica, uma vez que tal obrigação pode contar com garantias acessórias, que podem melhorar o risco de crédito de tal emissão.
Essa avaliação é complexa e leva em consideração algumas variáveis para determinar uma nota de crédito. Quanto melhor o rating, mais bem avaliado o devedor quanto a sua capacidade de pagamento da dívida, e menor a chance de ele se tornar inadimplente, o que por consequência o habilita a contratar crédito a taxas menores.