Considerado por alguns investidores como uma das melhores opções e com os menores custos entre os fundos disponíveis no mercado, o fundo DI pode ser uma alternativa interessante para aquele que desejam diversificar os investimentos de forma conservadora, e sem abrir mão de um bom rendimento.
Fundos referenciados têm em comum um indicador específico, conhecido como benchmark, funcionando como um objetivo de rendimento que deve alcançar esse indicador.
Os referenciados DI se enquadram nessa categoria, que recebem o nome por acompanharem a taxa básica de juros (Selic) ou títulos indexados ao CDI.
O Fundo DI propriamente dito, tem a sua formação composta, em maior parte, por títulos públicos do Tesouro Direto atrelados à Selic ou em títulos privados de baixo risco.
O CDI acompanha a variação da taxa básica de juros, a Selic, tendo assim percentual muito aproximado, sendo também o indicador utilizado como benchmark para avaliar a rentabilidade do fundo DI.
Ao analisar um fundo DI, é possível notar na maioria das vezes que o principal objetivo do fundo é buscar acompanhar as variações do CDI.
O fundo DI é uma alternativa de investimento considerada de renda fixa e com a vantagem de ter uma boa liquidez, sendo ideal para diversificação com baixo risco. Além disso, as aplicações iniciais são consideradas acessíveis e as taxas de administração são baixas, o que torna o produto mais vantajoso.